Artigo: Boas práticas do franchising íntegro
Entenda mais sobre boas práticas do Franchising segundo Adriana Auriemo Vice-presidente da ABF – Associação Brasileira de Franchising.
Ao tratar de franchising íntegro estamos tratando das boas práticas do setor e de sua promoção. Acredito que a integridade do setor de franquias está em priorizar a ética, a transparência e em agir com responsabilidade, tanto com franqueados quanto com consumidores. Essa postura é de suma importância para a longevidade, o desenvolvimento sustentável e o sucesso das franquias.
Creio também que as práticas transparentes na comunicação e nas operações são essenciais para garantir confiança mútua entre franqueadores e franqueados. Isso inclui, por exemplo, transparência na divulgação de informações financeiras, na avaliação de desempenho e na elaboração de contratos.
O compromisso que uma empresa franqueadora deve ter com o sucesso e o bem-estar dos franqueados, oferecendo apoio constante e cuidando do relacionamento ao longo do contrato também é absolutamente indispensável na prática do franchising íntegro. A franqueadora sabe que do outro lado tem alguém que tem família, que está acreditando na marca dela, que está pondo muitas vezes o dinheiro da vida dele ali. Portanto, essa pessoa tem que ser tratada com todo o respeito e com toda cautela possível. E penso também que ao agir dessa forma com seus franqueados, a empresa franqueadora está valorizando e respeitando também o cliente, o consumidor final, oferecendo produtos e serviços de qualidade.
Do ponto de vista da governança corporativa, a integridade pode ser exemplificada nas auditorias internas e no compliance. Vejo a governança como uma aliada para manter um ambiente de negócios saudável e seguro para todas as partes envolvidas.
Em uma visão mais ampla, entendo que as redes de franquias que adotam esta postura contribuem positivamente para a sociedade, gerando empregos, renda, promovendo o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, e adotando práticas ambientais responsáveis.
Uma das prioridades da nossa gestão na Associação Brasileira de Franchising (ABF) é o franchising íntegro, colocado em prática em todas as suas ações, como no trabalho do Comitê de Admissão, da própria Comissão de Ética e das 14 comissões segmentadas; nos cursos, nas relações com nossos parceiros e fornecedores. A ABF está, portanto, sempre e cada vez mais trabalhando para que o setor de franquias no Brasil continue colocando em prática a integridade como um diferencial competitivo. E em mais de 20 anos de experiência no setor, é muito bom ver que franqueadores e franqueados são parceiros nessa jornada de crescimento baseado na ética e na confiança que caracterizam o franchising íntegro.


