Franchising Íntegro é um dos pilares de sustentação do sistema

O franchising brasileiro é um grande setor que movimenta bilhões de reais ao ano, possibilitando que muitos empreendedores realizem sonhos e ainda possam gerar milhares de empregos

ABF Oficial

1/13/20252 min read

O franchising brasileiro é um grande setor que movimenta bilhões de reais ao ano, possibilitando que muitos empreendedores realizem sonhos e ainda possam gerar milhares de empregos. É indispensável ter em mente que são as pessoas – com suas características únicas, boas ideias, limitações e qualidades – as verdadeiras responsáveis por essa grande potência da economia brasileira que é o setor de franquias.

Considerando os diferentes perfis e qualificações dos profissionais, na ABF – Associação Brasileira de Franchising realizamos um trabalho contínuo de conscientização e educação dos franqueados e candidatos a ter uma franquia. A ideia é mitigar possíveis irresponsabilidades, já que é nossa missão como entidade defender, promover e fomentar o setor nacional e internacionalmente. Entendemos que esta é uma ação substancial para que o franchising se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e, sobretudo, ético.

Dentro do conceito de Franchising Íntegro, entendo que o vínculo entre franqueador e franqueado deve ser de confiança, podendo sempre se fortalecer. A integridade é um dos pilares de qualquer relacionamento, seja ele pessoal ou comercial, e vale para qualquer marca. O sistema de franquias proporciona para as marcas uma expansão acelerada e de alta capilaridade, permitindo que tais marcas cheguem em lugares onde uma loja própria teria mais dificuldades para acessar sem o apoio de uma franqueada local. Tudo isso, ajuda na construção e no fortalecimento das marcas, criando diferenciais junto a concorrentes locais com produtos similares.

Por todo o seu alcance que o setor proporciona, é preciso que se tenha uma gestão bem estruturada de pessoas e dos processos internos. Nesse sentido, o Franchising Íntegro pode ajudar o setor de franquias a se desenvolver, visto que ele é um dos pilares de sustentação do sistema. O setor requer que sejamos íntegros em todas as etapas do nosso ecossistema para garantir sustentabilidade ao longo do tempo.

Ao longo dos anos em que o sistema de franquias se consolidou no Brasil, a troca de informações e as experiências entre franqueadores e franqueados e, até entre concorrentes, tornaram-se fundamentais para manter o setor constantemente atualizado. No Grupo Morana, todo o nosso trabalho é focado nas pessoas: colaboradores, franqueados e fornecedores. Afinal, são elas que trabalham conosco, que entregam nossos valores na ponta e que trazem resultados para a empresa. Dessa forma, os valores do Franchising Íntegro são aplicados na prática entre os clientes da rede que serão impactados com os serviços ou produtos oferecidos na ponta.

O grande desafio para as redes implantarem os conceitos do Franchising Íntegro é maior entre aqueles franqueadores que estão iniciando sua expansão e aqueles que ainda não atingiram o ponto de equilíbrio da franqueadora, pois eles serão pressionados para expandir. Conforme as redes ficam mais experientes e estáveis, a troca de conhecimento e o ganho de confiança tendem a se fortalecer.

Franqueador e franqueado juntos vivem uma jornada, no mínimo, “maluca” e repleta de desafios diários. Por isso, acredito que, para permanecer nessa trajetória, a confiança é um elemento inegociável nesta relação.

Jae Ho Lee
Diretor Administrativo-Financeiro da ABF – Associação Brasileira de Franchising e fundador da Morana.