Marcas celebram 6º Certificado e 1º Ranking de Franquias Internacionais
6ª edição do Certificado de Franquia Internacional teve número recorde de 68 marcas chanceladas e 1º Ranking trouxe as Top 10 em Número de Operações e de Países em que a marca está presente


Com seu auditório lotado, a ABF anunciou na noite dessa terça-feira (03/12), as marcas chanceladas com o 6º Certificado de Franquia Internacional – principal reconhecimento desta área no Brasil – e o 1º Ranking de Franquias Internacionais. O evento contou com a participação da representante regional da ApexBrasil Márcia Nejaim.
Na edição deste ano do Certificado, que teve novo recorde de marcas chanceladas, foram condecoradas 68 redes ante 56 no ano passado. Juntas, essas franquias somam 2.901 operações fora do País. As marcas inscritas na chancela são todas participantes do Franchising Brasil – programa de apoio à internacionalização das redes do País, fruto da parceria entre a ABF e ApexBrasil que completa 20 anos em 2025.
A diretora-executiva da ABF, Caroline Graciani, deu as boas-vindas e parabenizou todos os representantes das marcas associadas presentes. “É um prazer receber todos vocês aqui para celebrarmos juntos o reconhecimento do trabalho desenvolvido por vocês, por suas redes, e a superação dos desafios de todo o processo de internacionalização. Parabéns a todos!”, disse.
“Sabemos que internacionalizar não é uma tarefa fácil. É uma iniciativa que demanda comprometimento e planejamento das empresas. (…) Gostaria de parabenizar vocês pela perseverança, pela ousadia e pela confiança na ABF”, afirmou Bruno Amado, gerente de projetos internacionais da ABF e executivo do Franchising Brasil. Ainda de acordo com ele, “a ABF e a Apex abrem portas e o Programa Franchising Brasil tem sido muito rico e trazido muito resultado para as empresas participantes”.
A representante da ApexBrasil lembrou que o projeto da ABF foi um dos primeiros realizados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – que é ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) – e surgiu há mais de duas décadas dentro da área internacional do Sebrae. Segundo Márcia, o convênio atual tem uma perspectiva de R$ 4,5 milhões de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. “Inúmeros estudos comprovam que as empresas que exportam, que acessam outros mercados, inovam mais, contratam mais gente, empregos de melhor qualidade e com isso melhoram a vida das pessoas que estão trabalhando aqui no Brasil”, ressaltou.
As 68 redes foram certificadas nas categorias Pleno (redes com até duas unidades no exterior em até 1 país); Sênior (de 3 a 30 unidades no exterior ou 2 a 4 países); Máster (de 31 a 61 unidades no exterior ou 5 a 7 países) e Mega (mais de 61 unidades no exterior ou em 8 ou mais países). Neste ano, 24 redes obtiveram o Certificado Pleno; 24 o Sênior; 5 o Máster e 15, o Mega. (Confira a lista completa no final da matéria). Entre as redes condecoradas, destaque para os segmentos de Moda; Saúde, Beleza e Bem-Estar, e Educação.
Ratificando esse cenário, a Pesquisa de Internacionalização 2024, realizada pela ABF, mostrou um expressivo aumento do número de operações das redes no exterior. O estudo revelou que esse número subiu 26,3% de 2022 para 2023, período em que saltou de 1.717 para 2.175 operações.
1º Ranking de Franquias Internacionais
Para subsidiar o mercado com mais informações, evidenciar e valorizar ainda mais as redes brasileiras reconhecidas internacionalmente, a ABF lança também o 1º Ranking de Franquias Internacionais.
“Criamos o ranking para acompanhar mais de perto o andamento da internacionalização das marcas. Vendo no detalhe, notamos que algumas franquias brasileiras já têm alguma presença representativa e esperamos que outras invistam e acelerem em seus processos de internacionalização”, afirma o diretor Internacional da Associação, Natan Baril.
O Ranking é composto pelas redes que se inscreveram para o Certificado de Franquia Internacional e integram o Franchising Brasil. “Com ele conseguimos destacar ainda mais as redes do Programa Franchising Brasil que participaram e lideram o setor em número de operações e presença global, reforçando a competitividade e a relevância do franchising brasileiro no mercado internacional”, completa o gerente Bruno Amado.
Dois critérios compõem o Ranking. O critério por Número de Operações no Exterior é liderado pela rede Smart Fit (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 845 unidades, seguida de Oakberry Açaí Bowls (Alimentação Food Service), com 421, e Kumon (Educação), com 310. Outras marcas que se destacaram nesse aspecto são: iGUi (Casa e Construção) – 285, O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar) – 164, Acium – 155 e Havaianas (Moda) – 95, Localiza (Serviços Automotivos) – 92, Espaçolaser (Saúde, Beleza e Bem-Estar) – 66, e Chilli Beans (Moda) – 61.
Já no critério por Número de Países, a liderança é da iGUi (Casa e Construção), presente em 50 nações (além do Brasil), no segundo lugar vem a Oakberry Açaí Bowls(Alimentação Food Service) em 40, e no terceiro, a Maple Bear (Educação), em 30 países. Outras marcas notáveis são Chilli Beans – 16 e Acium – 15 (Moda), Smart Fit – 14 (Saúde, Beleza e Bem-Estar), Carmen Steffens – 14 e Usaflex Franquias – 12 (Moda), O Boticário – 11 (Saúde, Beleza e Bem-Estar) e CleanNew – 10 (Limpeza e Conservação).
Clique aqui e confira o 1º Ranking de Franquias Internacionais ABF.
Acesse aqui a lista completa das marcas chanceladas com o Certificado de Franquia Internacional 2024.
Confira também os depoimentos de alguns representantes de marcas que receberam o Certificado de Franquia Internacional 2024 e integrantes do 1º Ranking de Franquias Internacionais da ABF:
“Enxergamos a expansão dos nossos licenciados no mercado internacional como um marco significativo em nosso processo de exportação. Atualmente, estamos presentes em mais de 60 países e temos como meta alcançar 100 lojas internacionais Bibi até 2030. Hoje, contamos com 22 unidades no exterior, localizadas no Peru, Equador, Chile e Guatemala, além de operar um canal de e-commerce no Chile. Receber a certificação de franquia internacional pela ABF é motivo de grande orgulho para nós, reafirmando que estamos no caminho certo ao levar o varejo brasileiro para novos territórios”.
Andrea Kohlrausch – Presidente da Calçados Bibi
“As chancelas que a iGUi recebe, tanto nacional quanto internacional, reforçam para os nossos franqueados o trabalho da marca em prol do crescimento da companhia. Falando dos prêmios internacionais, para o mercado nacional eles refletem a força da nossa marca e o quão nosso produto é bem aceito. Ajuda no trabalho comercial a divulgar e a mostrar, principalmente ao consumidor brasileiro, a qualidade e a potência do produto que ele está adquirindo. No mercado internacional, nos traz a força de mostrar ao consumidor local, como um produto brasileiro, que ele já está presente nos principais mercados do mundo, reforçando a segurança em novos franqueados para trabalhar conosco, e aos que já trabalham, a confiança e a continuidade do trabalho, afinal, é graças a eles que nós estamos recebendo esses reconhecimentos”.
Tiago Araújo – Executivo de Negócios Internacionais da iGUi Worldwide
“O Certificado de Franquia Internacional fortalece a marca, o nosso mercado e mostra a importância do investimento que a Maple Bear realiza como empresa em outros mercados, para levar o seu trabalho para fora do País, e incentiva outras empresas a fazerem o mesmo caminho”.
Sílvia Lima – Coordenadora de Implantação da Maple Bear na América Latina
“A importância [de receber o Certificado de Franquia Internacional] é total para chancelar o que a marca vem fazendo no Brasil e no exterior, mostrando que a gente está no caminho certo, de prosperidade, de poder levar além do futebol, que é o que a Ronaldo Academy se propõe: poder fazer com que as crianças se tornem ‘fenômeno’ não só dentro, mas principalmente fora de campo. A gente poder levar isso para fora do país, fazendo com que a marca se consolide, se fortifique, eu acho que o prêmio faz com que a gente busque cada vez mais essa expansão no exterior. Do ano passado para este já foram quatro novas unidades, a perspectiva é bem positiva para os próximos anos e tenho certeza de que o sucesso vai ser bem bacana”.
Roberto Joaquim – CEO da Ronaldo Academy
“O modelo de expansão é híbrido e varia de acordo com o país. No Brasil mais de 80% das lojas são próprias. Em outros países sempre atuamos com parceiros locais e há casos em que a maior parte das lojas é de franqueados. Crescer nas duas frentes com unidades próprias e franquias nos permite cobrir as geografias mapeadas de uma forma mais acelerada. Este modelo nos ajudou a chegar em muitos países, como por exemplo nossa franquia na República Dominicana, o que nos tornou líder desse segmento internacional. Estamos muito orgulhosos de figurar no topo do Ranking de Franquias Internacionais ABF por Número de Operações. Isso significa que estamos no caminho certo.”
Itamar Hercolano Junior – Diretor-executivo de Expansão Latam da Smart Fit


